Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/148

Wikisource, a biblioteca livre

D. Carlota Maria de Souza Barros, que era filha do Tenente Antonio de Souza Barros.

Casou com D. Rita Nunes, nascida em 11 de Abril de 1821 e fallecida em 6 de Novembro de 1885, e era filha de Matheus José Nunes e de sua mulher D. Rita Victorina de Cassia Nunes, ambos naturaes de Portugal.

Era fazendeiro em Valença e proprietario no Rio de Janeiro, possuindo avultado numero de predios no Engenho Novo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: na primeira as armas dos Souzas do Prado, — escudo esquartelado; no primeiro quartel, as quinas do Reino, sem a orla dos castellos; no segundo, em campo de prata, um leão rompente, de góles; e assim os contrarios; na segunda pala, as armas dos Barros, — de vermelho, tres bandas de prata, e sobro o campo, nove estrellas de oiro, 1, 3, 3 e 2. Timbre: uma aspa vermelha e azul, uma perna de cada côr, e carregadas de cinco estrellas das armas. (Brazão passado em 10 de Agosto de 1881.)

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 4 de Outubro de 1876).


ENTE RIOS. (1º Barão de) Antonio Barroso Pereira.

Natural da Parahyba do Sul.

Falleceu em Petropolis, na Provincia do Rio de Janeiro, em 12 de Desembro de 1862, e a Baroneza, a 20 de Junho de 1876, em Parahyba do Sul, Rio de Janeiro.

Commendador da Imperial Ordem de Christo e Official da Imperial Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro, as armas dos Barrosos, — de vermelho, com cinco leões de prata, cada um com duas faxas xadresadas de oiro e vermelho, póstos em santor; no