Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/152

Wikisource, a biblioteca livre

do Castello, em Portugal, a 13 de Fevereiro de 1800, fallecido no Rio de Janeiro, a 31 de Maio de 1875, e de sua segunda mulher D. Luisa Amalia da Silva Maia, que nasceu em 31 de Outubro de 1823 e era filha do Conselheiro de Estado e Senador por Goyaz, nomeado em 1843 e fallecido em 1853, Desembargador José Antonio da Silva Maia e de sua mulher D. Maria Luisa Innocencia Gomes.

Era irmão do Barão de Maia Monteiro, e por parte do pae do 2º Conde da Estrella, por Portugal, Joaquim Manuel Monteiro.

Casou com D. Theresa de Vasconcellos Drummond, filha do antigo diplomata Conselheiro Antonio de Menezes Vasconcellos de Drummond (N. em 21 de Maio de 1794, f. em 15 de Janeiro de 1874).

Era Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial e da Real Casa de Portugal e Commendador da Ordem de N. S. da Conceição de Villa Viçosa.

BRAZÃO DE ARMAS: As de seu Pae, o 1º Conde da Estrella. Escudo partido em pala; na primeira[1], as armas dos Monteiros, — em campo de prata tres buzinas de preto, com bocaes de oiro e cordões vermelhos, póstas em roquete; na segunda, as dos Rodrigues, — de oiro com cinco flôres de liz de vermelho em santor; chefe de vermelho com uma cruz de oiro florida aberta do campo. (Brazão passado em 19 de Fevereiro de 1855. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VIII, fls. 397).

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 13 de Outubro de 1876.


EXÚ. (Barão de) Gualter Martiniano de Alencar Araripe.

Natural da Ceará.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 3 de Novembro de 1888.


FANADO. (Visconde com grandeza do) João Gomes da Silveira Mendonça.

Vide noticia tio titulo Marquez de Sabará.

CREAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 12 de Outubro de 1824.

  1. "primera" no texto original; erro tipográfico.