Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/160

Wikisource, a biblioteca livre

Imperial Ordem de Christo, e da de N. S. da Conceição de Villa Viçosa, de Portugal. Tinha a medalha da Divisão Cooperadora da Boa Ordem.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala, na primeira as armas dos Fonsecas, — de oiro com cinco estrellas sanguinhas de cinco raios, póstas em santor, na segunda, as armas dos Costas, — de vermelho, seis costas de prata firmadas nos flancos e póstas em duas palas. Timbre: duas costas em aspa atadas com um torçal vermelho. Paquife das côres e metaes do escudo.

CORÔA: A de Marquez.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 17 de Maio de 1871. Visconde com grandeza por decreto de 19 de Julho de 1879. Marquez por decreto de 16 de Maio de 1888.


GERALDO DE REZENDE. (Barão de) Geraldo Ribeiro de Souza Rezende.

Nasceu em Campinas, S. Paulo.

Falleceu em 1 de Outubro de 1907.

Filho do Marquez de Valença, Senador Estevão Ribeiro de Rezende, e da

Marqueza sua mulher D. Ilidia Mafalda de Souza Rezende. Irmão do Barão de Rezende.

Casou com sua prima D. Maria Amelia Barbosa de Oliveira, filha do Conselheiro Albino José Barbosa de Oliveira e de sua mulher D. Izabel Augusta de Souza Queiroz.

Foi Deputado Geral pela Provincia de S. Paulo. Era um dos Maiores fazendeiros de Campinas, no Estado de S. Paulo, sendo sua Fazenda citada como modelo de cultura adiantada.

Era commendador da I. Ordem de Christo, e Moço Fidalgo com exercicio na Casa Imperial.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado, no primeiro e quarto, as armas de Damião Dias Ribeiro, — em campo azul, um leopardo de prata, passante, e um chefe de oiro, carregado de tres estrellas de