Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/182

Wikisource, a biblioteca livre

Filho de Felisberto Correia da Cunha, que falleceu em Piauhy, em 1832, e de sua mulher D. Custodia Ribeiro da Cunha, natural de Portugal.

Era irmão do Visconde de Cauhipe, Severiano Ribeiro da Cunha, titular portuguez, por decreto de 1 de Março de 1873, que nasceu em Cauhipe, junto á Soure, na Provincia do Ceará, a 6 de Novembro de 1831, e falleceu em Fortaleza, a 4 de Setembro de 1876; casado com D. Euphrasia Gouvêa, que era filha de Manuel Caetano de Gouvêa e de sua mulher D. Francisca Agrella de Gouvêa.

Casou com D. Maria Eugenia dos Santos, que ainda vive.

Dedicando-se á carreira commercial, soube accumular avultada fortuna, tendo collaborado para melhoramentos materiaes de Fortaleza. Governou a Provincia varias vezes como Vice-Presidente. Chefe politico de grande influencia, foi Coronel da Guarda Nacional; Presidente da Camara Municipal de Fortaleza, da Junta Commercial, da Caixa Economica e Monte de Soccorro da Provincia.

Era Commendador da 1. Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado, tendo o superior da direita e o seu alterno interceptados cada um por tres faxas de prata, carregadas cada uma com uma flôr de liz purpurina, e dispóstas em banda, e aquellas sobre o campo verde; o superior da esquerda e o seu alterno, carregadas cada uma por nove cunhas azues collocadas em tres palas, de tres cada uma, sobre campo de oiro, e com orla carmezim, carregada por sete castellos de ouro, sendo tres em chefe e os restantes igualmente repartidos pelos lateraes. (Brazão concedido á seu irmão o Visconde de Cauhipe por alvará de 16 de Março de 1874. Reg. no Arch. da Torre do Tombo-Mercês de D. Luiz I, Liv. XXIV, fls. 243v).

N. B. — Esta descripção aparta-se da terminologia heraldica; copiamol-a como a fez o Escrivão da Nobreza dessa epoca, em Portugal.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 17 de Janeiro de 1868.


IBICUHY. (Barão de) Francisco de Paula e Silva.

Natural do Rio Grande do Sul.

Tinha a medalha da Passagem do Humaytá.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 2 de Novembro de 1861.


IBIRÁMIRIM. (Barão de) José Luiz Cardoso de Salles Filho.

Casou com D. Maria Carolina de Souza, filha do Visconde de Mauá,