Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/188

Wikisource, a biblioteca livre

Casou em primeiras nupcias com D. Cecilia Rosa de Araujo Vahia, Dama do Paço, natural do Rio de Janeiro, e filha dos Condes de Sarapuhy, e em segundas nupcias em 2 de Setembro de 1848 com D. Maria Izabel de Bragança, filha legitimada da Marqueza de Santos e de S. M. D. Pedro I. nascida em S. Paulo em 28 de Fevereiro de 1830 e fallecida no Rio de Janeiro.

Era Gentil-Homem da Imperial Camera e Grande do Imperio. Commendador da Imperial Ordem de Christo, Grã-Cruz da Imperial Ordem de S. Stanisláo[1], da Russia.

BRAZÃO DE ARMAS: As de seu Pae o Marquez de Barbacena. Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, as armas dos Caldeiras, — em campo azul, uma banda de prata carregada de"tres caldeiras de preto com os bocaes de oiro, entro duas flôres de liz tambem de oiro; no segundo, as dos Oliveiras, — em campo vermelho, uma oliveira verde com fructos de oiro e raizes de prata; no terceiro, as dos Hortas, — em campo de oiro, um braço nu, posto fixo em faxa no cabo do escudo com uma chave grande na mão, pósta em pala, de sua côr, e o contrachefe ondeado de agua. (Brazão passado em 12 de Fevereiro de 1801. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 164v).

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DO TITULO: Conde por decreto de 2 de Desembro de 1840.


IGUATEMY. (Barão de) Francisco Cordeiro Torres Alvim.

Nasceu na cidade do Desterro, Provincia de Santa Catharina, em 4 de Agosto de 1822.

Falleceu em 10 de Fevereiro de 1883.

Filho do Chefe de Esquadra Miguel de Souza Mello e Alvim e de sua mulher D. Mauricia Elysa Alvim.

Sentou praça de aspirante em 4 de Março de 1839, sendo promovido a Guarda Marinha em 1841. Fez parte da frota que foi á Napoles buscar a Imperatriz D. Thereza Christina, em 1843. Tomou parte como Commandante de navio, nos combates no Rio da Prata, em 1851, e substituio o Barão da Laguna, em 1860, no Commando da Divisão naval do Rio da Prata. Tomou parte na guerra do Paraguay onde portou-se com grande bravura, nas batalhas de Curupaity e Humayta. Promovido á Chefe de Divisão em 1867, e Chefe de Esquadra em 1869. Foi Ajudante General da armada em 1873, Director da Escola da Marinha e Vice-Almirante em 1874.

Membro effectivo do Conselho Naval.

Era Moço Fidalgo da Casa Imperial, Dignitario da Imperial Ordem do Cruzeiro, Grã-Cruz da Imperial Ordem de S. Bento de Aviz, Official da

  1. "Stamoslão" no texto original; erro tipográfico.