Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre
FILHA DO 2º MATRIMONIO DO SENHOR D. PEDRO I


  1. Dona Maria Amelia, Augusta, Eugenia, Josephina, Luisa, Theolinda, Heloísa, Francisca, Xavier de Paula, Michaela, Gabriela, Raphaela, Gonzaga; nasceu em Paris, a 1 de Desembro de 1831 e falleceu a 4 de Fevereiro de 1853, pelas quatro horas da manhã, na cidade de Funchal. Ilha da Madeira.




Sua Magestade o Senhor DOM PEDRO II, de Alcantara, João. Carlos, Leopoldo, Salvador. Bibiano, Francisco, Xavier de Paula. Leocadio, Miguel, Gabriel, Raphael, Gonzaga.

Nasceu, a 2 de Desembro de 1825, pelas duas horas e meia da madrugada no palacio da Boa Vista (São Christovam), no Rio de Janeiro, e falleceu em Paris, á uma hora da manhã do dia 5 de Desembro de 1891.

Imperador Constitucional, — Defensor Perpetuo do Brasil, succedeu no Throno. por abdicação de seu Augusto Pae, o Senhor Dom Pedro I, em 7 de Abril de 1831. Declarado maior, tomou as redeas do governo desde 23 de Julho de 1840 até 15 de Novembro de 1889.

Possuia Sua Magestade as seguintes condecorações: Grão-Mestre de todas as Ordens Brasileiras, do Cruzeiro, D. Pedro I., Rosa, de Nosso Senhor Jesus Christo, de S. Bento de Aviz e de S. Thiago da Espada; Gran-Cruz da Ordem de Santo Estevão, da Hungria; Gran-Cruz da Ordem de Leopoldo, da Bel- gica; Cavalleiro da Insigne Ordem do Tosão de Ouro, da Hespanha. e da Ordem do Elephante, da Dinamarca; Gran-Cruz das Ordens de S. Fernando e S. Januario, das Duas Sicilias; Gran-Cruz da Ordem da Legião de Honra, da França; Gran-Cruz da Ordem de S. Salvador da Greciã; Grand-Cruz da Ordem do Leão Neerlandez, da Hollanda; Cavalleiro da Jarreteira, da Ingla- terra; Gran-Cruz das Ordens de S. João de Jerusalem e do Santo Sepulchro, de Roma; Gran-Cruz da Ordem Imperial Angelica Constantiniana de S. Jorge, de Parma; Gran-Cruz das Ordens, de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa e da Muito Nobre e Antiga Ordem da Torre Espada do Valor. Lealdade e Merito, de Portugal; Gran-Cruz de todas as Ordens da Russia; Cavalleiro da Ordem d'Annunciada, da Italia; Grand-Cruz das Ordens da Estrella do Norte e dos Seraphins, da Suecia; e da Ordem de Medjidié, de 1ª Classe, da Turquia.

Casou, por procuração em Napoles, a 30 de Maio de 1843, recebendo as benções nupciaes no Rio de Janeiro, a 4 de Setembro do mesmo anno com a