Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/213

Wikisource, a biblioteca livre

Coronel de Cavallaria em Pitanguy, e de sua mulher D. Antonia Joanna Miranda da Costa.

Casou quatro vezes, a primeira com D. Theodora Egina Arnaut do Rivo Ramalho, sua prima, em Lisboa, em 1807, filha de João Pereira Ramos de Azevedo Coutinho, Fidalgo da Casa Real, Desembargador do Paço, e de sua mulher D. Maria do Cardai Ramalho da Fonseca Arnaut do Rivo, fallecida em 1828; a segunda vez, com D. Francisca Mathilde Pinto Ribeiro; a terceira, com a irmã da precedente, D. Joanna Severina Pinto Ribeiro, Açafata da Rainha D. Carlota, e a quarta vez em 1834 com D. Maria Angelina Beltrão, Dama de Honor da Imperatriz, que nasceu a 17 de Fevereiro de 1805 e falleceu em 16 de Setembro de 1867. A segunda e terceira mulher do Marquez, eram ambas filhas de Henrique José Pinto Ribeiro de Vasconcellos e Souza, Fidalgo Cavalleiro da Casa Real, e de sua mulher D. Joaquina Firmina Pereira de Souza.

Era Coronel do Regimento de Milicias de Guaratiba, 2º Senhor da Casa de Matto-Grosso, Senador pela Provincia de Minas Geraes, em 1844.

Serviu de Alferes-Mór na Corôação e Sagração de D. Pedro I, e no juramento da Constituição Politica do Imperio; representou mais tarde El-Rei D. Fernando de Portugal no Baptismo da Princeza Imperial D. Izabel, em 1846. Em 1833 foi nomeado tutor de S. M. o Imperador D. Pedro II, e de suas Augustas Irmans, em substituição á José Bonifacio de Andrada e Silva.

Era Grande do Imperio, Gentil-Homem da Imperial Camara, Mordomo-Mór, Estribeiro-Mór, Grã-Cruz da Imperial O. de Christo, de S. Januario das Duas Sicilias, de S. Mauricio e S. Lazaro, da Legião de Honra, Cavalleiro da O. de Villa Viçosa de Portugal.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão em Portugal, em 3 de Maio de 1819 (D. João VI). Barão com grandeza por decreto de 1 de Desembro de 1822. Marquez por decreto de 12 de Outubro de 1826.


ITAÓCA. (Barão de) D.r João José Pereira Bastos Junior.

Natural de Campos.

Cavalleiro da I. Ordem da Rosa.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 18 de Desembro de 1875.