Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/235

Wikisource, a biblioteca livre

vermelho um leão de prata armade de preto com uma espada na garra direita, ensanguentada, cópos de oiro e a folha de prata, a qual cae na primeira pala. e a cauda do leão na ultima.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 10 de Julho de 1872.


JAGUARARY. (1º Barão de) Ambrosio Henriques de Silva Pombo. CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 31 de Julho de 1830.


JAGUARARY. (2º Barão de) Marcos Antonio Bricio.

Nasceu em S. Luiz do Maranhão, nessa Provincia, a 24 de Desembro de 1800.

Falleceu na Provincia do Pará, em 11 de Agosto de 1871.

Filho de Marcos Antonio Bricio e de sua mulher D. Maria Quiteria Bricio, natural de Lisboa e filha do D.r Dyonisio de Barues Freire, natural de Santarem, e de sua mulher D. Josepha Clara da Veiga, natural de Braga. Neto paterno de Jacomo Felippe Bricio, natural de Genova, e de D. Francisca Angelina Bricio, natural de Paris.

Foi Commandante Superior da Guarda Nacional do Pará, Presidente do Conselho Administrativo do Arsenal de Guerra, e Director dos indios. Era Brigadeiro reformado do Exercito, e foi Deputado pela Provincia do Ceará na 1ª legislatura de 1826 a 1829 e pelo Pará na 6º legislatura de 1845 a 1847

Era Commendador da Imperial Ordem de S. Bento de Aviz, Cavalleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, Official da Imperial Ordem da Rosa e Commendador da Real Ordem de S. Jorge de Napoles. Era membro do Instituto Historico e Geographico Brasileiro.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de a de Desembro de 1854.


JAGUARIBE. (Visconde com grandeza de) Domingos José Nogueira Jaguaribe.

Nasceu na cidade de Aracaty, no Ceará, em 14 de Setembro de 1820.

Falleceu no Rio de Janeiro, em 5 de Junho de 1890.