Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/255

Wikisource, a biblioteca livre

Falleceu nessa cidade em 10 de Junho de 1889.

Filho de Joaquim Raymundo de Lamare e de sua mulher D. Bernardina

de Senna de Lamare.

Casou em 1 de Janeiro de 1843 com D. Rita Augusta de Lima.

Sentou praça de aspirante de Marinha em 16 de Setembro de 1826. Matriculando-se na Academia de Marinha, ahi concluio o curso em 1829.

Serviu em 1840 na Divisão Naval em Operações na Provincia do Rio Grande do Sul. Foi encarregado de inspeccionar na Europa a construcção de alguns vapores de guerra, em 1852. Commandante da Divisão Naval estaccionada no Rio da Prata, em 1855, e do Corpo de Imperiaes Marinheiros. Presidente da Provincia de Matto-Grosso em 1858. Membro do Assembléa Geral pela mesma Provincia na 11ª legislatura de 1861 a 1864. Ministro de Estado da Marinha em 1862. Chefe de Esquadra em 1864, como Vice-Almirante foi em 1867 nomeado Official General Commandante em Chefe das Forças do Amazonas. Fez a campanha do Paraguay. Foi Presidente da Provincia do Pará, em 1867, e Commandante das Armas da mesma Provincia. Ajudante-General da Armada em 1873. Senador pela Provincia de Matto-Grosso, em 1882, foi promovido e reformado no posto de Almirante em 1882, tendo ainda sido em 1884 Ministro de Estado da Marinha.

Gentil-Homem da Casa Imperial, Veador da Casa Imperial, Guarda Roupa de S. Magestade, era Conselheiro de Guerra, do Conselho de S. Magestade, Membro effectivo do Conselho Naval e Conselheiro de Estado effectivo

Grã-Cruz da Imperial Ordem de S. Bento de Aviz, Commendador da Imperial Ordem de Christo, Dignitario da Imperial Ordem da Rosa, Official da Imperial Ordem do Cruzeiro, era tambem Grã-Cruz da Real Ordem de Christo, de Portugal, da Ordem de S. Gregorio Magno, de Roma, da Ordem Ernestina da Casa Ducal da Saxonia, da Imperial Ordem de S. Estanisláo[1], da Russia, Grande Official da Legião de Honra, da França, e Commendador da Imperial e Real Ordem da Corôa de Ferro, da Austria. Tinha as medalhas de oiro da passagem de Toneleros, da passagem de Humaytá, e da Campanha Geral do Paraguay, com passador de oiro.

CREAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 13 de Junho de 1888.


LAMIN. (Barão do) Alcides Rodrigues Pereira. Coronel da Guarda Nacional.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 8 de Agosto de 1889.

  1. "Estanislão" no texto original; erro tipográfico.