Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/316

Wikisource, a biblioteca livre

de Christo, Official da Imperial Ordem da Rosa, Grã-Cruz das Ordem de Villa Viçosa, de Portugal; de Santa Anna, da Russia; de Francisco José, da Austria; membro do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, do Imperial Instituto de Agricultura, etc.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: na primeira, as armas dos Nogueiras, que são: em campo de oiro, uma banda xadrezada de prata e verde de cinco peças em cada faxa, com a ordem do meio coberta toda de uma cotica vermelha; na segunda pala, as armas dos Gamas, que são: o escudo xadrezado de oiro e vermelho de tres peças em faxa e cinco em pala, oito de oiro e sete de vermelho, estas carregadas de duas faxas de prata, e no meio das armas um escudete com a quinas de Portugal.

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 17 de Julho de 1873. Visconde com grandeza por decreto de 8 de Agosto de 1888.


NONOHAY. (Barão de) João Pereira de Almeida. Coronel da Guarda Nacional.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 14 de Agosto de 1886.


NOVAES. (Barão de) Elias Dias Novaes.

Nasceu na Provincia de S. Paulo em 20 de Julho de 1838.

Falleceu no Rio de Janeiro em 20 de Julho de 1815.

Filho de José Antonio Dias de Novaes e de sua mulher D. Maria de Freitas Silva, natural do Rio de Janeiro. Neto do Sargento-Mór José Novaes Dias, natural de S. Martinho de Moreira, Braga, e de sua mulher D. Anna Theresa de Camargo, natural de S. Paulo, filha de José Ortiz de Camargo e de sua mulher D. Theresa de Jesus Cardoso. Bisneto paterno de Domingos Dias e de sua mulher D. Maria Novaes.

Casou com D. Alexandrina Ferreira, filha de Joaquim Ferreira, de S. José dos Barros.

Exerceu em sua Provincia durante a monarchia varios cargos electivos, dedicando-se posteriormente ao commercio, dirigindo varias Emprezas industriaes.