Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/338

Wikisource, a biblioteca livre

Foi Presidente da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro, durante 29 annos; e do Instituto Historico e Geographico Brasileiro; Socio honorario do Instituto do Ceará, etc.

Era Grande do Imperio, Veador de S. Magestade a Imperatriz, Conselheiro de Estado em 1879, Commendador da Ordem de S. Gregorio Magno, Dignitario da I. Ordem da Rosa e Gentil-Homem da Imperial Camara.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Visconde com grandeza por decreto de 18 de Janeiro de 1882. Marquez por decreto de 13 de Junho de 1888.


PARANAPANEMA. (Barão de) Joaquim Celestino de Abreu Soares.

1 Filho do Capitão, Commendador Joaquim José Soares de Carvalho, e de sua mulher D. Maria Feliciana de Abreu. Era irmão da Baroneza de Atibaia. Cusou tres vezes, a primeira com D. Joaquina Angelica de Oliveira, em 1841, em S. Carlos, na Provincia de S. Paulo; a segunda vez casou e não deixou geração, e a terceira com D. Maria Carolina de Toledo Soares, em 1861, filha do Major Antonio Elias de Toledo Lima, e de sua mulher D. Carolina Maria de Arruda.

Era Capitão da Guarda Nacional.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 15 de Setembro de 1887.


PARANAPIACABA. (Barão de) João Cardoso de Menezes e Souza.

Nasceu em Santos (S. Paulo) a 25 de Abril de 1827.

Falleceu em 3 de Fevereiro de 1915, no Rio de Janeiro.

Filho de João Cardoso de Menezes e Souza.

Bacharel em Sciencias juridicas e sociaes, em 1848, pela Academia de S. Paulo, foi professor em Taubaté e advogado na Côrte até 1857. Serviu longos annos no Thesouro Federal, onde aposentou-se no lugar de Director do Contencioso em 1890.