Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/346

Wikisource, a biblioteca livre

Casou com D. Maria Izabel Assumpção de Avellar, filha de Luiz Gomes Ribeiro de Avellar e de sua mulher D. Joaquina Mathilde de Assumpção que nasceu em 8 de Março de 1808 e falleceu em 7 de Maio de 1866, em sua fazenda de Monte Alegre.

Membro da Assembléa Provincial, em varias legislaturas, era Commandante Superior da Guarda Nacional, em Vassouras, Cavalleiro da Imperial Ordem de Christo, Commendador da Imperial Ordem da Rosa, e Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial.

Possuia 8 grandes fazendas.

BRAZÃO DE ARMAS[1]: Escudo esquartelado: no primeiro, as armas dos Peixotos, que são: enxaquetado de oiro e azul, de seis peças em faxa; e no segundo, as armas dos Lacerdas, que são: de castella e leão, em campo partido com as armas antigas de França; e assim aos contrarios. (Brazão passado em 36 de Fevereiro de 1855. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 18).

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 15 de Desembro de 1832. Barão com grandeza por decreto de 3 de Julho de 1853.


PEDRA BRANCA. (Barão e Visconde com grandeza de) D.r Domingos Borges de Barros.

Nasceu na Provincia da Bahia, em 10 de Outubro de 1780.

Falleceu em 20 de Março de 1855.

Filho do Capitão-Mór Francisco Borges de Barros e de D. Luiza Borges.

Doutor em philosophia pela Universidade de Coimbra, foi Deputado ás Côrtes Portuguezas, em 1821, pela Provincia da Bahia, e ahi advogou pela primeira vez a emancipação politica da mulher. Não querendo jurar a Constituição votada, retirou-se para o Brasil.

Foi nomeado Senador pela Provincia da Bahia, em 1826.

Foi o embaixador que tratou com Carlos X, de França, e com o seu Ministro Chateaubriand, o reconhecimento da Independencia do Brazil, por esse paiz. Foi tambem o embaixador encarregado de ajustar o casamento de S. M. o Imperador D. Pedro I com a Princeza D. Amelia de Leuchtenberg.

Era Grande do Imperio, Grã-Cruz da Imperial Ordem de Christo, Dignitario da Imperial Ordem da Rosa, Veador de S. M. a Imperatriz e Socio do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, desde 1838.

  1. "ÃRMAS" no texto original; erro tipográfico.