Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/36

Wikisource, a biblioteca livre

de 1805 e fallecida em 21 de Maio de 1853, filha do Tenente-General Joaquim de Oliveira Alvares.

Falleceu em 3 de Março de 1862.

Foi Moço Fidalgo com exercicio na Casa Imperial, Veador da mesma Casa e Commendador da Ordem de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto, as armas dos Araujos, — em campo de prata, uma aspa de azul e nella cinco besantes de oiro; no segundo, as armas dos Oliveiras, —de góles, uma oliveira de verde com perfis e azeitonas de oiro e firmada em campo de sinople; no terceiro quartel, de azul, um leão de oiro rompente e. sobretudo, uma banda de góles, carregada de de tres flôres de liz de prata.

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 15 de Novembro de 1846.


ALEGRETE. (2º Barão com grandeza de) José Maria de Araujo Gomes. Nasceu no Rio de Janeiro. Falleceu em 29 de Setembro de 1891. Filho do 1º Barão de Alegrete.

Casou com D. Rosa Teixeira Bernardes, filha do Commendador Pedro J. Bernardes.

Foi Thesoureiro da Alfandega da Côrte, e da Santa Casa dos Expóstos, Commendador da Imperial Ordem da Rosa e Moço Fidalgo com exercicio na Casa Imperial.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto, as armas dos Araujos, — em campo de prata, uma aspa de azul e nella cinco besantes de oiro; no segundo, as armas dos Oliveiras, —de góles, uma oliveira de verde com perfis e azeitonas de oiro e firmada em campo de sinople; no