Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/442

Wikisource, a biblioteca livre

Casou em 1834 com D. Anna Carolina Pinto, fallecida em 27 de Novembro de 1870.

Doutor em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, lente de pathologia dessa Faculdade; Vereador e Presidente da Camara Municipal do Rio de Janeiro; Cirurgião da Guarda Nacional; Inspector do Hospital Maritimo de Santa-Izabel, em Jurujuba; Provedor da Saude dos Portos; Presidente da Junta Central de Hygiene Publica, da Caixa Municipal de Soccorros Publicos e do Montepio Geral dos Servidores do Estado.

Era do Conselho de S. Magestade, medico da Imperial Camara, membro e Presidente da Academia Imperial de Medicina, e do Conselho de Instrucção Publica, Grão-Mestre do Grande Oriente Unido do Brazil, e socio do Instituto Historico e Geographico Brazileiro, etc.

Era Commendador da Imperial Ordem da Rosa e Cavalleiro da Imperial Ordem de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, cortada em faxa; na primeira, em campo negro, duas palas de oiro; na segunda, em campo de oiro, tres flôres de liz de vermelho, póstas em roquette; no segundo e terceiro quarteis, em campo vermelho, um calice com uma serpo enroscada, emblema de medicina, e um livro.

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 11 de Desembro de 1875.


SÃO FIDELIS. (Barão de) Antonio Joaquim da Silva Pinto.

Capitão da[1] Guarda Nacional, era fazendeiro no Municipio de Campos na Provincia de Janeiro.

  1. "du" no texto original; erro tipográfico.