Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/491

Wikisource, a biblioteca livre

ruraes, sob a intelligente administração do Barão, para o progresso agricola de S. Paulo.

Foi eleito Vereador da Camara Municipal da Capital da Provincia, Deputado Provincial, e Geral na 6ª legislatura de 1845 a 1847, Senador por sua Provincia, nomeado em 1848. Era Tenente-Coronel da Guarda Nacional, Grande do Imperio, membro do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, em 1845, e do de S. Paulo; Commendador da I. Ordem do Christo, Dignitario da Imperial Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro, as armas dos Souzas de Prado, que são esquarteladas, tendo no primeiro e quarto quarteis as Quinas de Portugal, sem a orladura dos castellos e no segundo e terceiro as armas do Leão, em campo de prata um leão rompente de vermelho; no segundo quartel as armas dos Macedos que são: em campo azul, cinco estrellas de oiro de cinco pontas, em santor; no terceiro as armas dos Teixeiras, que são: em campo azul, uma cruz de oiro potente» e vasia do campo; no quarto quartel as armas dos Queirozes, que são esquarteladas, o primeiro de oiro com seis crescentes de lua de vermelho, em duas palas; o segundo de prata com um leão de purpura, e assim os contrarios. Timbre: o dos Souzas do Prado, que é um leão rompente de oiro e vermelho com uma grinalda florida de verde; e por differença uma brica encarnada com farpão de oiro. (Brazão passado em 5 de Fevereiro de 1818. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. I, fls. 80).

CORÔA: A de Conde.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão com grandeza por decreto de 14 de Outubro de 1874.


SOUZEL. (Barão e Conde de) Manuel Antonio Farinha.

Falleceu no Rio de Janeiro em 27 de Maio de 1842.

Era Officiai General da Armada.

Foi Ministro da Marinha do 1º Gabinete de 16 de Janeiro de 1822, formado pelo Conselheiro José Bonifacio de Andrada e Silva. Era Grande do Imperio.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 12 de Outubro de 1825. Conde por decreto de 12 de Outubro de 1826.


SUASSUHY. (Barão de) José Ignacio Gomes Barbosa.

Falleceu em Queluz em 13 de Novembro de 1869.