Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/498

Wikisource, a biblioteca livre

Ajudante de Campo de S. M. o Imperador, era Almirante, Conselheiro de Guerra, Gentil-Homem da Imperial Camara, Grã-Cruz effectiva da Imperial Ordem da Rosa, da de S. Bento de Aviz, Dignitario da Imperial Ordem do Cruzeiro, Grã-Cruz de S. Januario de Napoles, da Corôa de Ferro e da de Francisco José, da Austria. Tinha as medalhas da Independencia da Bahia, da Boa Ordem, de oiro de Paysandú e Uruguayana, e a Geral da Campanha do Paraguay com passador de oiro.

BRAZÃO DE ARMAS: O de seu irmão, o Barão de Japurá. Escudo esquartelado: no primeiro quartel, as armas dos Ribeiros, em campo de oiro, tres faxas verdes; no segundo quartel, as armas dos Soares de Oliveira, em campo azul, uma aspa de prata entre quatro flôres de liz de ouro; no terceiro quartel, as armas dos Limas, que são um escudo dividido em tres palas: na primeira pala, as armas do Aragão, isto é, em campo de ouro quatro barras vermelhas, e nas duas outras palas, o escudo esquartelado dos Silvas, em campo de prata um leão de purpura armiado de azul, com o de Souto-Maior, que são em campo de prata enxequetado de ouro e vermelho, de tres peças em pala; no quarto quartel, as armas dos Paes, em campo de prata, nove lisonjas em tres palas enxequetadas de azul e vermelho. Timbre dos Oliveiras, que é a aspa de prata e flôr de liz de ouro das armas; e por differença um Castello de prata em campo azul. (Brazão passado em 20 de Agosto de 1848. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 7).

CORÔA: A de Marquez.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão com grandeza por decreto de 14 de Março de 1860. Visconde com grandeza por decreto de 18 de Fevereiro de 1865. Conde por decreto de 13 de Desembro de 1887. Marquez por decreto de 16 de Maio de 1888.


TAPAJÓZ. (Barão de) José Caetano Correia. Coronel da Guarda Nacional.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 19 de Agosto de 1888.


TAQUAHY. (Viscondessa com grandeza e Marqueza de) D. Francisca Joanna de Lacerda Castello.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Viscondessa com grandeza por decreto de 12 de Outubro de 18... Marqueza por decreto de 12 de Outubro de 1826.