Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/502

Wikisource, a biblioteca livre

TAUBATÉ. (Visconde com grandeza e Marquez de) Luiz Saldanha da Gama Mello e Torres Guedes de Brito.

Nasceu em 6 de Janeiro de 1801.

Falleceu em Paris em 12 de Desembro de 1837.

Filho de D. João de Saldanha da Gama Mello e Torres Guedes de Brito, 6º Conde da Ponte, e Senhor de Assequins, que falleceu quando Governador da Bahia, e de sua Mulher a Condessa D. Maria Constança de Saldanha Oliveira e Daun, filha dos Condes de Rio Mayor.

Casou com D. Sophia Burn, que nasceu em 19 de Novembro de 1811.

Era Grande do Imperio, Ministro Plenipotenciario e Enviado Extraordinario em S. Petersburgo, Veador de S. M. a Imperatriz e Commendador da Imperial Ordem de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro quartel, as armas dos Saldanhas, — em campo vermelho, uma torre de prata, com portas e frestas de azul, lavrada de preto; cuberta de azul, e uma cruz de oiro chan em cima; no segundo, as armas dos Gamas, — dez escaques de oiro, e vermelho, tres peças em faxa, e cinco em palia, e as peças vermelhas acoticadas com duas faxas de prata, e sobre posto um escudete das armas Reaes; no terceiro, as armas dos Mellos. — em campo vermelho, seis besantes de prata, entre uma doble cruz, e uma bordadura de oiro; e no quarto quartel, as armas dos Torres, — em campo vermelho, cinco torres de oiro em aspa. Timbre: o dos Saldanhas, a mesma torre das armas.

CORÔA: A de Marquez.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Visconde com grandeza por decreto de 12 de Outubro de 1825. Marquez por decreto de 12 de Outubro de 1826.