Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/505

Wikisource, a biblioteca livre

TEFFÉ. (Barão e Barão com grandeza de) Antonio Luiz von Hoonholtz.

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 9 de Maio de 1837 e ainda vive.

Filho de Frederico Guilherme von Hoonholtz e de sua mulher D. Joanna

Christina von Hoonholtz (van Engel). Casou a 28 de Março de 1868 com D. Maria Luiza Dodsworth, que ainda vive, filha de Georges John Dodsworth e de sua mulher D. Maria Leocadia Dodsworth (Nascimento Lobo).

Cursou a Escola de Marinha, promovido á Guarda Marinha em 1854 e successivamente até o posto de Almirante em que se reformou em 1892. Exerceu importantes commissões scientificas entre as quaes a de limitação de fronteiras com o Perú e a da observação da passagem de Venus nas Antilhas. Foi Ministro Plenipotenciario em Bruxellas, Roma e Vienna. Senador pelo Amazonas em 1912.

Era Veador de S. M. a Imperatriz, Membro da Academia de Sciencias de Pariz e da Academia de Sciencias de Madrid. Membro honorario do Instituto Historico e Geographico Brasileiro e da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. Presidente da Sociedade de Geographia de Lisboa, no Rio de Janeiro e Presidente da Liga Maritima.

Official da I. Ordem do Cruzeiro e da Rosa, Grã-Cruz da I. Ordem de S. Bento de Aviz, Official da Ordem de Isabel a Catholica de Hespanha, condecorado com as Medalhas da Campanha Geral do Paraguay, da Batalha de Riachuelo, da tomada de Corrientes, das conferidas pelas Republicas Argentina e Uruguay e a de Bravura nº 3. Medalhas de Ouro da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro e da Exposição Universel de Pariz.

BRAZÃO DE ARMAS: De sable com uma cabeça de leão de oiro.