Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/508

Wikisource, a biblioteca livre

no 20º Gabinete (Furtado) de 31 de Agosto de 1864, Deputado Provincial e Geral nas 12ª e 13ª legislaturas de 1864 a 1870 pelo Paraná e Presidente dessa Provincia em 1889. A esta familia pertenceram muitos dos primeiros povoadores de Guarapuava, Palmas e Castro.

Importante e conceituado fazendeiro no Paraná. Com seu sogro, o Tenente Manuel José de Araujo, acima, e varios de seus cunhados, entre os quaes o Capitão Domingos Ignacio de Araujo, e Antonio Joaquim de Camargo, foi um dos fundadores da actual cidade da Palmeira, onde viveu e falleceu, e presidiu á abertura das primeiras estradas para o Rio Iguassu e Campos de Palmas.

Foi Alferes de Milicias nos tempos do dominio portuguez, e Cavalleiro da Imperial Ordem da Rosa e da de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: na primeira, de azul, tres faxas de oiro e chefe de sinople carregado de tres besantes de prata em faxa; na segunda, as armas dos Oliveiras, — de góles uma oliveira verde com raizes, perfis e fructos de oiro; e sobre tudo, um escudete de sable com um cavallo de prata rompante. Timbre: a oliveira das armas.

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 4 de Agosto de 1858.


TIBAGY. (Baroneza e Viscondessa de) D. Cherubina Rosa Marcondes de Sá.

Nasceu em Campos Geraes de Curityba (Capella de Tamanduá).

Falleceu na cidade da Palmeira (Paraná) a 6 de Outubro de 1889. Filha do Tenente Manuel José de Araujo e de sua mulher D. Anna Maria da Conceição de Sá.