Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/513

Wikisource, a biblioteca livre

Falleceu na Provincia da Bahia em 5 de Desembro de 1852.

Era Coronel e um dos mais notaveis patriotas da Independencia.

Era Grande do Imperio, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, Gentil-Homem da Imperial Camara, e Commendador da Imperial Ordem de Christo e Official da do Cruzeiro.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 1 de Desembro de 1822. Visconde por decreto de 12 de Outubro de 1826. Visconde com grandeza por decreto de 18 de Julho de 1841.


TORRES HOMEM. (Barão com grandeza de) D.r João Vicente Torres Homem. Nasceu no Rio de Janeiro em 23 de Novembro de 1837.

Falleceu nessa cidade a 4 de Novembro de 1887.

Filho do professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, D.r Joaquim Vicente Torres Homem, natural de Campos, e fallecido em 9 de Desembro de 1858.

Doutor em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1858, foi um de seus mais illustres professores. Era medico da Santa Casa de Misericordia, e exerceu a clinica com grande renome.

Era do Conselho de S. M. o Imperador, medico da Imperial Camara, membro titular da Academia Imperial de Medicina do Rio de Janeiro, da Real Academia das sciencias de Lisboa, da Sociedade de Hygiene de Paris, e de. muitas outras Sociedades scientificas. Era Commendador da I. Ordem da Rosa.

Deixou grande numero de obras sobre sciencias medicas, de grande erudição.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão com grandeza por decreto de 14 de Julho de 1887.


TRACUNHAEM. (Barão de) João Cavalcanti Mauricio Wanderley.

Filho do Capitão Manuel Cavalcanti de Albuquerque Wanderley e de sua mulher D. Rita de Cassia Marinho Falcão.

Cavalleiro da Imperial Ordem da Rosa.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 22 de Fevereiro de 1873