Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/520

Wikisource, a biblioteca livre

UBÁ. (Visconde com grandeza de) Joaquim Ribeiro de Avellar.

Nasceu em 12 de Maio de 1821.

Falleceu em 1 de Outubro de 1888.

Filho dos 1os Barões de Capivary.

Casou a 17 de Novembro de 1849 com D. Marianna Velho da Silva, filha de Conselheiro José Maria Velho da Silva, Veador, e de sua mulher D. Leonarda Maria Velho da Silva, Dama de Sua Magestade a Imperatriz. Eram Paes da 2ª Baroneza de Muritiba D. Maria José Velho de Avellar, Dama Effectiva de S. M. a Imperatriz e de S. A. Imperial a Senhora Condessa d′Eu. Reside em Boulogne 5/Seine.

Importante agricultor na Provincia do Rio de Janeiro e Tenente-Coronel da Guarda Nacional.

Era Official da Imperial Ordem da Rosa, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial e socio correspondente do Instituto Historico e Geographico Brasileiro desde 1845.

CREAÇÃO DO TITULO: Visconde com grandeza por decreto de 14 de Março de 1887.


UBERABA. (Visconde com grandeza de) José Cesario de Miranda Ribeiro.

Nasceu na cidade de Ouro Preto, em Minas Geraes, em 1792.

Falleceu no Rio de Janeiro, em 7 de Maio de 1856.

Filho de Theotonio Mauricio de Miranda Ribeiro e de sua mulher D. Antonia Luiza de Faria Lobato, irmã do Senador João Evangelista de Faria Lobato.

Casou em primeiras nupcias com D. Maria José Monteiro de Miranda Ribeiro e em segundas nupcias com D. Anna Candida de Miranda e Lima, que falleceu no Rio de Janeiro em 2 de Desembro de 1880, com 80 annos de idade.

Bacharel em leis pela Universidade de Coimbra, em 1821, chegou á Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Foi Presidente da Provincia de