Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/523

Wikisource, a biblioteca livre

Historico e Geographico Brasileiro desde 1845, Grã-Gruz da Real Ordem de Christo de Portugal, e Commendador da Imperial Ordem de Christo, Dignitario da I. Ordem da Rosa e Vereador de S. Magestade a Imperatriz.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão com grandeza por decreto de 9 de Outubro de 1866.


URURAHY. (1º Barão de) João Carneiro da Silva.

Nasceu na cidade de Campos, na Provincia do Rio de Janeiro.

Falleceu em Macahé, nessa Provincia, em 1 de Outubro de 1851, com 70 annos de idade.

Filho do Capitão Manuel Carneiro da Silva e de sua mulher D. Anna Francisca Velasco. Era irmão do 1º Visconde com grandeza de Araruama.

Agricultor na Provincia do Rio de Janeiro, prestou serviços á causa da Independencia.

Era Commendador da Imperial Ordem de Christo e da Imperial Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: O de seu irmão o Visconde com grandeza de Araruama. Escudo esquartelado: no primeiro quartel, em campo de góles, um Castello com sua muralha e torre; e firmados em chefe, quatro escudetes: ao primeiro, em campo azul, uma flôr de liz de prata e bordadura de oiro; ao segundo e quarto escudetes, de azul, com cinco besantes de prata, póstos em santor, e ao terceiro, em campo de azul, uma aspa de góles; no segundo quartel, as armas dos Carneiros, — de vermelho, com uma banda de azul, coticada de oiro e carregada de tres flôres de liz, do mesmo metal, entre dois carneiros de prata, passantes, armados de oiro; no terceiro quartel, as armas dos Silvas, — de prata, um leão de góles rompente, armado de azul; e no quarto, as armas dos Fonsecas, — de oiro, com cinco estrellas de vermelho, de cinco pontas, póstas em aspa. Timbre: um dos carneiros das armas.

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 15 de Abril de 1847.