Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/528

Wikisource, a biblioteca livre

VALENÇA. (2º Barão de)

Pedro Ribeiro de Souza Rezende.

Nasceu em 4 de Janeiro de 1839.

Falleceu em 1894.

Filho do Marquez de Valença, Senador Estevão Ribeiro de Rezende, e de sua mulher D. Ilidia Mafalda de Souza, Marqueza do mesmo titulo.

Casou com D. Justina Emmerich, filha do Major Maximiliano Emmerich, Official do Exercito Allemão ao serviço do Brasil, lente da Escola Militar do Rio de Janeiro.

Formado em Mathematicas e Sciencias Physicas, pela Escola Central do Rio de Janeiro, era Official de Artilharia, e serviu como voluntario na Guerra do Paraguay. Affastando-se da vida militar, dedicou-se á lavoura, no Municipio de Valença, aonde foi importante fazendeiro.

Era Moço Fidalgo com exercicio da Casa Imperial e Cavalleiro da Imperial Ordem de Christo.

BRAZÃO DE ARMAS: As de seu irmão o Barão Geraldo de Rezende. Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, as armas de Damião Dias Ribeiro, — em campo azul, um leopardo de prata, passante, e um chefe de oiro, carregado de tres estrellas de góles; no segundo, as armas dos Souzas, que são esquarteladas com as quinas de Portuga (1º e 4º), e as de Leão (2º e 3º); no terceiro, as armas dos Rezende, — em campo de oiro, duas cabras de preto gotadas de oiro; e por differença uma brica de azul com uma flôr de oiro. Timbre: o dos Ribeiros; — o leopardo das armas, com uma estrella de góles na espadoa. (Brazão passado em 27 de Junho de 1870. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 108).

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: 2ª Barão de Valença por decreto de 17 de Junho de 1882.