Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/547

Wikisource, a biblioteca livre

WERNECK. (Barão de) José Quirino da Rocha Werneck. Nasceu no Municipio de Vassouras, Provincia do Rio de Janeiro, a 5 de Fevereiro de 1842, e ainda vive.

Filho de Luiz Quirino da Rocha, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, Cavalleiro da Ordem de Christo, Tenente-Coronel de Milicias; e de sua mulher D. Francisca das Chagas Werneck, neto paterno de Francisco Quirino da Rocha, 1º Barão de Palmeiras (com grandeza), e materno do Sargento-Mór Francisco das Chagas Werneck, Commendador da Imperial Ordem de Christo.

Casou em primeiras nupcias com D. Maria do Nascimento de Avellar Werneck, filha dos Barões de Ribeirão, e em segundas nupcias com D. Maria Diniz Cordeiro, em 19 de Janeiro de 1882, natural de Angra dos Reis, e filha do Capitão Antonio Cordeiro da Silva Guerra, natural de Guaratinguetá (S. Paulo), fallecido em 10 de Agosto de 1866; e de sua mulher D. Henriqueta de Albuquerque Diniz, nascida em 30 de Desembro de 1814 e fallecida em 16 de Novembro de 1866. A Baroneza de Werneck, falleceu no Rio de Janeiro a 19 de Junho de 1917, era irmã do D.r Lopo Diniz Cordeiro, Conde de Diniz Cordeiro, pela Santa Sé.

Bacharel em direito pela Faculdade de S. Paulo, em 1863, capitalista e fazendeiro no Municipio de Parahyba do Sul. É Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial.

BRAZÃO DE ARMAS: De prata, com uma aspa de vermelha carregada de cinco vieiras de oiro, bordadas de azul. Timbre: a aspa das armas com uma vieira por cima. (Brazão passado a Luiz Quirino da Rocha Werneck, Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial, irmão do 3º Barão de Palmeiras e do Barão de Werneck, a cima, em 37 de Fevereiro de 1866. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 71).

CORÔA: A de Barão.

CREAÇÃO DO TITULO: Barão por decreto de 34 de Agosto de 1882.