Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/553

Wikisource, a biblioteca livre

ALENCAR. (Barão de) Leonel Martiniano de Alencar.

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, a 5 de Desembro de 1832, onde reside.

Nomeado Addido de 1ª classe em 1854, percorreu toda a carreira diplomatica, sendo em 1881 elevado a Enviado Extraordinario e Ministro Plenipotenciario, tendo servido nas Legações do Brasil no Estado Oriental, Austria, Estados Unidos, Republica Argentina (duas veses), Allemanha, Venezuela, Bolivia e Hespanha. Exerceu o cargo de Auditor de Guerra da Divisão Auxiliadora do Brasil, em Montevidéo, durante o anno de 1854, e era então addido de 1ª classe junto á Legação no Estado Oriental. Desempenhou duranto o anno de 1884, cumulativamente as duas Legações no Estado Oriental e Republica Argentina. Em 1888 representou o Imperio como Plenipotenciario na abertura do Congresso de Direito Internacional Privado, que se reuniu em Montevidéo.

Foi Deputado á Assembléa Geral pelo Alto Amazonas, na 14ª legislatura de 1869-1872.

Militou desde estudante na imprensa, e publicou grande numero de trabalhos litterarios, scientificos e diplomaticos.

Membro do Circulo Litterario da Paz (Bolivia) desde 1878; Socio correspondente da Sociedade de Geographia de Lisboa (1884); Socio Benemerito do Instituto Historico e Geographico Brasileiro (1889); Socio remido e Benemerito da Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro (1890); Membro Honorario do Instituto Geographico Argentino (1889), Socio correspondente do Instituto Historico do Ceará e do de S. Paulo.
ANAJAZ. (Barão de). D.r Antonio Emiliano de Souza Castro. É medico formado pela Faculdade do Rio de Janeiro, e clinica na cidade de Belem, Pará. Não é bacharel em direito.