Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/567

Wikisource, a biblioteca livre

no dito reino de Portugal, pertencentes á casa dos Morgados da quinta dos Arrojados. Terceiro neto, pela parte materna, de Marçal de Lima e Abreu, Rico-Homem e Senhor na provincia do Rio Grande do Sul, da ilha de Marçal de Lima, de estirpe dos senhores de Ponte de Lima, em Portugal; e tambem terceiro neto, por parte materna, de Pedro Dias e de D. Marianna Leme Garcia, ambos oriundos da provincia de S. Paulo.

BRAZÃO DE ARMAS: São suas armas as que acima se acham, que estão de accordo com a descripção, e não o escudo a fls. 236, que traz as armas dos Paes, no quarto quartel, em campo de prata, nove lisonjas em tres palas enxequetadas de azul et vermelho, erradamente desenhadas.
JUNDIAHY. (Barão, Visconde e Visconde com grandeza do Rio Secco, e Marquez de Jundiahy) Joaquim José de Azevedo. (Vêr fls. 245).

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão por decreto de 13 de Agosto de 1812, e Visconde de Rio Secco por decreto de 11 de Fevereiro de 1818, por Portugal, Visconde do mesmo titulo, com honras de grandeza, por decreto de 1 de Desembro de 1822; Marquez de Jundiahy por decreto de 12 de Outubro de 1826.
LAGES. (2º Barão com grandeza, Visconde e Conde de) Alexandre Vieira de Carvalho. A Condessa, D. Maria Eudoxia de Almeida Torres, era filha do 2º Visconde com grandeza de Macahé, José Carlos Pereira de Almeida Torres.