Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/575

Wikisource, a biblioteca livre

o dos Gomes, que i uma das cabeças do escudo; e por differença, uma brica vermelha com um F de prata. (Brazão passado em 25 de Outubro de 1855. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 25).


AMARAL. (José Luiz Campos do). Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial; Coronel-Commandante Superior da Guarda Nacional do Municipio de Paraty e Angra dos Reis; Commendador da Ordem de Christo; Official da Ordem da Rosa.

BRAZÃO DE ARMAS: Em campo azul um leão de ouro rompante, armado de góles e tendo nas mãos um caducêo de prata. Elmo de prata aberto, e guarnecido de ouro. Paquife: dos metaes e côres das armas. (Brazão passado em 27 de Setembro de 1856. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 31).


ARAUJO. (João Rodrigues de)

Nasceu em Pernambuco no anno de 1795.

Falleceu no Rio de Janeiro a 19 de Maio de 1857.

Filho de João Rodrigues de Araujo, e de D. Catharina do Nascimento; e irmão de D. Manuel do Monte Rodrigues de Araujo, Bispo Conde de Irajá.

Foi Conego da Capella Imperial; Juiz dos Casamentos e dispensas matrimoneaes; Lente do Seminiario de Olinda e no de São José; Fidalgo Cavalleiro da Casa Imperial; Commendador da Ordem de Christo. Sacerdote de raras virtudes.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo ovado de prata com uma aspa azul carregada de cinco besantes de ouro. Chapéo preto, com cordões da mesma côr. (Brazão passado em 13 de Novembro de 1856. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 32).