Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/587

Wikisource, a biblioteca livre

Fernandes Gama, e de D. Theresa Maria de Jesus, ambos naturaes d′aquella mesma Provincia; terceiro neto materno do Fidalgo Cavalleiro Pedro Fernandes Gama, e de D. Maria dos Prazeres Neves. Quarto neto pelo dito lado do Fidalgo Cavalleiro Manuel Fernandes Gama, e de D. Francisca Gomes, filha do Coronel do Regimento de Linha da cidade do Porto, Bento Gomes; quinto neto por esta mesma parte do Fidalgo Ayres da Silva Coutinho, morgado de Azurára, e de D. Margarida da Gama, filha de D. Vasco da Gama, 3º Marquez de Niza.

BRAZÃO DE ARMAS: O de seu pae. Escudo esquartelado: no primeiro quartel as armas dos Gamas — quinze escaques de oiro e vermelho de tres peças em faxa e cinco em pala, tendo as vermelhas acoticadas com suas faxas de prata, e no meio um escudo com as quinas do reino. No segundo, as dos Lopes, — em campo azul uma palmeira de oiro, com um corvo pousante nella com azas extendidas. No terceiro, as dos Cardozos, — em campo vermelho dois cardos de verde floridos com flôr e raizes de prata entre duas leões de oiro batalhantes armados de vermelho. No quarto quartel, as dos Machados, — em campo vermelho cinco machados de prata, manicados de oiro postos em aspa. Elmo de prata, guarnecido de oiro em relevo. Timbre: o dos Gamas, um naire de cintura para cima vestido ao modo da India, com o escudo das armas na mão. (Brazão passado em... de Novembro de 1857. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 36).


HENRIQUES. (João Antonio de Araujo Freitas).

Filho do Coronel João Joaquim de Freitas Henriques.

Bacharel em sciencias juridicas e sociaes. Foi Ministro do Supremo Tribunal de Justiça; Presidente das Provincias: do Ceará em 1869. da Bahia em 1871, de Minas Geraes em 1874 e do Pará em 1886; Deputado á Assembléa Geral, representando a Provincia da Bahia, na 15ª legislatura de 1872-1875 e na 16ª de 1878.

Era Commendador da Imperial Ordem de Christo e do Conselho de S. Magestade.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em pala: a primeira, partida em faxa, tendo em cima as armas dos Freitas, — em campo vermelho, cinco estrellas de oiro de seis pontas póstas em aspa; e por baixo as dos Henriques, — em campo de prata dois leões de purpura batalhantes, e um manteler de vermelho, carregado de um Castello de oiro, lavrado de preto. Na segunda pata, esquartelada, as armas dos Esmeraldos, que são: no primeiro quartel, de prata, uma banda de preto; e no contrario do mesmo, um leão do mesmo, e sobre ella um filete em banda; no segundo de azul, uma faxa de oiro, e no contrario do mesmo, uma banda de prata fimbrada de góles. Timbre: o dos Freitas, dois braços do leão, de oiro, em aspa. Elmo de prata guarnecido de oiro. Paquife: dos metaes e côres das armas. (Brazão passado em 23 de Agosto de 1860. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 45).