Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/593

Wikisource, a biblioteca livre

LOBO. (Francisco Joaquim Pereira).

Natural e morador na cidade do Recife.

Filho de João Baptista Pereira Lobo e de D. Maria Francisca de Gusmão. (Ver a ascendencia de João Baptista Pereira Lobo).

Coronel chefe da 2ª Legião da Guarda Nacional do Recife.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro quartel as armas do Campellos, que são as mesmas dos Moraes, partidas em pala: na primeira em campo vermelho, e sobre um rio uma torre de prata lavrada de preto, com telhado de ouro, e bandeira de prata, e na segunda pala, em campo de prata, uma amoreira verde; no segundo quartel as armas dos Barros, — em campo sanguinho tres bandas de prata, entre nove estrellas de ouro; no terceiro as armas dos Regos, — em campo verde uma larga banda perfilada de prata, e ondeada de agua azul, e sobre ella tres vieiras de oiro; no quarto quartel, as dos Lobos, — em campo de prara cinco lobos pretos póstos em aspa, e armados de vermelho. Elmo de prata aberto, e guarnecido de ouro. Timbre: dos Campellos, que é a amoreira verde de suas armas, e por differença uma brica de prata com trifolio de azul. (Brazão passado em 26 de Novembro de 1846. Reg. no Cartorio da Nobresa, Liv. VI, fls. 5).


LOBO. (Francisco Leopoldino de Gusmão).

Natural e morador na cidade do Recife.

Filho de Francisco Joaquim Pereira Lobo, Coronel-Chefe do Estado-Maior da Guarda Nacional de Olinda e Iguarassú; Commendador da Ordem da Rosa, e da de Christo, de Portugal, condecorado com a medalha do exercito cooperador da boa Ordem; e de D. Leandra Joaquina de Sá Lobo, filha do negociante Alexandre José de Sá, e de D. Vicencia Clara de Sá. Pegado. Neto por parte paterna de João Baptista Pereira Lobo, e de D. Maria Francisca de Gusmão. Bisneto paterno do Capitão Manuel Pereira Lobo, Rico-homem, natural de Lamego, freguesia da Sé, e de D. Maria Josepha do Espirito Santo, natural do Recife: e pela parte materna bisneto do Sargento-Mór Filippe Rodrigues Campello, Fidalgo da Casa Real, e de D. Ignez Francisca de Gusmão, filha do Capitão Belchior Mendes de Carvalho, e de D. Maria Tavares de Lira Gusmão. Terceiro neto por parte paterna do Capitão Manuel Pacheco da Silva, e de D. Theresa de Jesus Corrêa de Brito, naturaes do Recife; e por parte materna terceiro neto do Sargento-Mór Manuel Rodrigues Campello, Cavalleiro Professo na Ordem de Christo, Fidalgo da Casa Real, filho de