Saltar para o conteúdo

Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/596

Wikisource, a biblioteca livre

MEIRELLES. (D.r Joaquim Candido Soares de).

Nasceu a 5 de Novembro de 1797, em Sabará, Minas Geraes.

Falleceu a 13 de Julho de 1868.

Filho do Cirurgião Manuel Soares de Meirelles e de D. Anna Joaquina de S. José Meirelles. Era formado pela antiga Academia Medico-Cirurgica do Rio de Janeiro; Doutor em medicina pela Faculdade de Paris; Cirurgião-Mór e chefe do Corpo de saude da armada com a graduação de chefe de Divisão; Medico da Imperial Camara.

Foi Deputado á Assembléa provincial do Rio de Janeiro, e representou sua Provincia na Camara temporaria, na 6ª e 7ª legislaturas de 1845 a 1848.

Do Conselho de S. M. o Imperador; Commendador da Ordem da Rosa, Official da do Cruzeiro, Cavalleiro da de S. Bento de Aviz; condecorado com a medalha commemorativa da rendição da divisão paraguaya que occupava Uruguay em 1865; membro honorario, e fundador da Imperial Academia de Medicina, que instalou a 24 de Abril de 1830; socio do Instituto Historico e Geographico Brasileiro, da Academia Medico-Cirurgica de Napoles, da sociedade de medicina de Louvain, da sociedade Philomatica de Paris, etc.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado: no primeiro e quarto quarteis, as armas dos Meirelles, — em campo de góles, uma cruz florida de oiro. No segundo e terceiro, as dos Soares, — tambem em campo de góles, uma torre de prata; e no meio um escudete, tendo em campo de oiro uma ancora de sable, carregada de uma cobra de sinople, enroscando uma verga de prata. Elmo de prata guarnecido de oiro. Timbre: um lebreo de sable com a boca aberta. Paquife: das côres e metaes da armas. (Brazão passado em 1 de Maio de 1863. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 52).