Página:As asas de um anjo.djvu/19

Wikisource, a biblioteca livre

o que vê todos os dias à luz do sol, no meio da rua, nos passeios e espetáculos.

Não me admirei, pois, quando apareceram as primeiras censuras de imoralidade: embora Margarida, Marce e Carolina sejam uma mesma mulher, só com a diferença dos sentimentos e da história, a última tinha contra si o não ser francesa, e não ser descrita pelo talento de A. Dumas.

Mas seriam esses escrúpulos que motivaram a ordem da polícia? Seriam essas razões que fizeram taxar de imoral a comédia?

As boas definições trazem as boas discussões, disse V. Hugo. Definindo o que seja imoralidade, é que podemos chegar a uma conclusão lógica sobre o pensamento da obra, e conhecer se ela merecia ser retirada da cena como um incentivo à licença dos costumes.

É imoralidade o ato que a moral reprova; não conheço outra definição mais simples e mais clara; não sei outro meio de verificar a existência de uma imoralidade, senão opondo os preceitos da boa, e da sã moral.

Estabelecido este ponto, pergunto:

Será imoral uma obra que mostra o vício castigado pelo próprio vício; que tomando por base um fato infelizmente muito frequente na sociedade, deduz dele consequências terríveis que servem de