Página:As mulheres de mantilha.djvu/147

Wikisource, a biblioteca livre
— 143 —

O entrudo era durante os tres dias que se chamão do carnaval o jogo delirante de todas as idades desde o menino até o velho, de ambos os sexos, e de todas as classes da sociedade, de todas, porque tambem os escravos jogavão entre si.

O jogo consistia essencialmente era molharem-se uns aos outros: o exaltamento e o frenesi dos jogadores, uma vez travado o combate, não se limitavão a agoa e com outros meios enxovalhavão, como podião: naturalmente havia no jogo praticas delicadas, praticas rudes e praticas selvagens.

A pratica delicada adoptava o limão de cêra cheio de agoas perfumadas, e tolerava a seringa esguichando agoas da mesma natureza: a pratica rude ostentava-se no banho de corpo inteiro dado á força em grandes gamelões ou banheiras de páo e na applicação do polvilho ao rosto; a pratica selvagem appellava para todas as tintas, e até nos jantares para o arrojo de caldos gordurosos e com especialidade de — arroz de leite — ao rosto e ao corpo dos jogadores.

Molhar sem ser molhado era para alguns ponto de vaidade, que em geral se reputava do máo gosto, quando se jogava o entrudo com senhoras.