Página:As mulheres de mantilha.djvu/16

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 12 —

prestigio da pratica e dos conhecimentos minuciosos da administração, governa, fingindo submetter-se, e, quando lhe convem, abusa impunemente, escondendo-se atraz da pobre e innocente sombra do responsavel, cuja confiança explora.

O ajudante official da sala do vice-rei era pois exactamente como é hoje um official de gabinete de ministro de estado, ou de presidente de provincia.

O conde da Cunha era um despota; não ha porém fundamento para julgar-se que tivesse sido concussionario, nem devasso: era um violento oppressor; mas não vendia a justiça, nem atacava a moral das famílias.

Entretanto Alexandre de Menezes abusava da confiança que merecera do vice-rei, e explorando a importancia official, alimentava indignamente os instinctos da sua ambição e da sua lascivia.

Gula de ouro, e sêde de prazeres sensuaes, dous golphões em que se affoga a honra, duas fontes de corrupção que infamão os corruptores e os corrompidos.

Os habitantes da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro estavão pois soffrendo muito: o despotismo cruel do conde da Cunha e o desenfrea-