Página:As mulheres de mantilha.djvu/186

Wikisource, a biblioteca livre
— 182 —

tidão de Jeronymo Pires, e em quanto esperava o resultado da carta e do bilhete, sahio quasi ao anoitecer da sala do Vice-Rei, com quem havia jantado, e seguido de um dos seus amigos dirigio-se pela praia de Santa Luzia para tomar o Largo d'Ajuda e ir ter a casa de Maria de...... onde se ajustára jogar a banca nessa noite.

Porque Alexandre Cardoso se impunha tão extensa volta, era muito simples: no ponto em que começa hoje a pequena rua, onde naquelle mesmo seculo foi estabelecido o matadouro que ali ficou até os nossos dias, ponto que então communicava a praia de Santa Luzia com o Largo d'Ajuda, havia uma pequena casa terrea, isolada, quasi solitaria, mas com o seu terreiro limpo, e meia duzia de larangeiras ao lado: morava ahi Marcos Fulgencio com sua mulher e uma filha de vinte annos de idade.

Marcos Fulgencio era laborioso e zelava sua familia; duas condições porém o amesquinhavão aos olhos de Alexandre Cardoso, de seus amigos e de muitos outros: era pobre e sua côr menos branca e seus caracteres physicos attestavão o crusamento de duas raças.