da experiencia de longos annos de clinica punhão á sua disposição; mas debalde lutava com a morte que parecia ter marcado a sua victima.
Clelio Irias ardendo era febre e cabido em somno comatoso passara quarenta e oito horas nesse estado que indicava proxima agonia; mas á luz do terceiro sol a febre deminuio, o somno terrivel cessou, e dores atrozes o atormentarão: o facultativo concebeo algumas esperanças de salvar o doente e continuou a luta com a morte.
Gemendo pelas dores que soffria, abrazando-se na febre que se abatia sem cessar de todo durante breves horas para aggravar-se logo depois, banhando-se em viscoso suor, agitando-se no leito, e algumas vezes delirando, Clelio Irias tinha sempre ao pé de si Emiliana que paciente, delicada, compassiva, animadora velava noute e dia, cuidando delle como a filha mais estremosa.
Muitos improvisados amigos ao saberem que o velho uzurario escapara ao somno precursar da morte e voltára á consciencia da vida e da sua situação, correrão á offerecer-se para trata-lo; este porem apontava para Emiliana e dizia com voz tremula: