Página:As mulheres de mantilha.djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre
— 30 —

que as guardavão, sentinellas á vista, cuidando ainda mais dellas, do que do presepe que já tinhão apreciado bastante, e das cantatas e danças que as duas donzellas applaudião com innocente encantamento.

O ancião era conhecido de todos e portanto sabião muitos e adivinharão os outros que a senhora de mantilha era a esposa e as meninas as duas filhas de Jeronymo Lirio, portuguez e rico negociante da praça do Rio de Janeiro. Muito raramente Jeronymo Lirio mostrava a familia em publico; mas a fama da belleza das filhas corria pela cidade ainda mais porque se ajuntava com a fama da riqueza do pai, e as duas donzellas tinhão recebido de algum bem inspirado admirador uma denominação que foi adoptada, e que não podia chamar-se alcunha, porque em summa era o plural do sobrenome de Jeronymo, e tinha alguma cousa de poetico; pois lembrava duas flôres irmãs: chamavão ás duas meninas — os dous lirios.

Muitos amigos tinhão comprimentado Jeronymo e sua familia; os velhos gracejarão com as donzellas e lhes offerecerão doces; as moças as saudarão respeitosas, contentando-se com o di-