Página:As mulheres de mantilha.djvu/449

Wikisource, a biblioteca livre
— 205 —

militar; a diversidade dos uniformes dos corpos de linha e auxiliares, o elegante fardamento dos officiaes e sobre todos o brilhantismo com que se mostrou o conde da Cunha encantarão tanto o povo, como a disciplina e precisão que ostentarão na marcha, nas manobras, nas descargas e nas continencias os regimentos e os terços.

Mas a festa não acabou ahi: á noute devia haver no theatro representação gratuita, tendo sido os camarotes offerecidos ás principaes familias da cidade e os bilhetes de platea dados em parte aos officiaes militares e em parte deixados ao povo, ou, melhor, áquelles que primeiro se apressassem á toma-los, ou que mais protegidos fossem.

Alem da representação theatral, e da illuminação geral da cidade, o Vice-Rei daria grandiosa cêa, para a qual estavão solemnemente convidados todos os officiáes dos diversos corpos e muitas familias nobres, ou notaveis pela posição social ou riqueza de seus chefes.

Como é sabido o theatro era então na casa que se chama hoje thesouraria da casa imperial e que olha pela frente para o palacio pela face direita para o mar, e pela face esquerda para a antiga