Página:As mulheres de mantilha.djvu/78

Wikisource, a biblioteca livre
— 74 —

breve mais de uma vez pelos proprios olhos se convenceu da verdade que todas as vozes proclamavão: impressionou-se principalmente da graça e dos encantos de Ignez, e amando-a ou presumindo ama-la, o seductor costumeiro e impune planejou essa nova e difficil conquista.

As duas meninas tinhão aprendido que não lhes era licito nas igrejas e nos espectaculos publicos olhar com attenção para mancebo algum e ou obedecião á risca a exageradamente austera lição, ou Alexandre Cardoso apezar de seus dotes naturaes e do seu bonito uniforme militar não conseguia dellas a gloria almejada do mais furtivo reparo.

Jeronymo ancião venerando por suas virtudes, e negociante de grande consideração pela sua riqueza, não era homem contra cuja familia se tentasse escandalosa violencia offensiva da honra.

O leão fez-se rapoza: para as diversas obras de abertura de ruas, de melhoramento da da Valla, fundação do arsenal junto ao monte de S. Bento, reconstrucção e augmento de fortalezas, edificação de armazens para guarda da polvora que se retirou da cidade, o vice-rei mandava prender