Página:As mulheres de mantilha.djvu/92

Wikisource, a biblioteca livre
— 88 —

do actual erão muito notaveis e curiosas as ceremonias da festa de Nossa Senhora do Rosario em diversas capitanias do Brasil e especialmente na do Rio de Janeiro.

Erão os pretos livres, emancipados, e em grande parte os escravos que tomavão á si as solemnidades da devoção de Nossa Senhora do Rosario, e os senhores dos escravos devotos concorrião por elles com elevadas quantias.

Os principaes festeiros tomavão o titulo de rei e rainha, e se apresentavão na igreja trajando vestidos magnificos e com signaes e apparato de realeza, tendo côrte mais ou menos numerosa de principes e creados de ambos os sexos, trazendo tambem vestidos apropriados e ás vezes ricamente extravagantes.

Acabada a missa solemne de manhã, e o Te-Deum ao anoitecer, o rei e a rainha de Nossa Senhora do Rosario com toda a sua corte dançavão pelas ruas ou em tablados horas inteiras as suas danças d'Africa, algumas das quaes já modificadas pela influencia dos costumes da colonia-portugueza da America e sempre ao som dos seus rudes instrumentos especiaes.