Página:As organizações no ciberespaço.djvu/34

Wikisource, a biblioteca livre

De acordo com Chizzoti (2006), freqüentemente surgem objeções quanto ao uso do estudo de caso, pois este não possui um fundamento amostral adequado ou não proporciona bases para generalizações. Outra objeção indica o risco do pesquisador se basear demais em falsas evidências ou envolver-se com um caso extremamente específico, levando-o a se sentir senhor da situação e enganosamente capaz de responder a qualquer tipo de questão relativa ao objeto.

Segundo o autor, no uso do estudo de caso não há pretensão de extrapolar para outros, porém nada impede que se façam analogias consistentes com casos similares. Quanto ao fato do envolvimento do pesquisador, os risco são os mesmos com o envolvimento em qualquer pesquisa, portanto recomenda-se a elaboração de um plano de pesquisa bem estruturado para a prevenção de possíveis equívocos subjetivos e evitar o viés analítico ou convicções meramente emocionais que podem se impor como uma neblina perante ao estudo.

Não há como dizer que se trata de um trabalho com uma visão totalmente imparcial, sobretudo pela influência dos conceitos teóricos consultados no momento do norteamento da pesquisa, as noções levantadas na teoria são aquelas buscadas com a aplicação das entrevistas. Portanto, é possível destacar que o trabalho se apresenta sob influência de alguns conceitos ideológicos relativos à liberdade - ou à não liberdade -, analisada em suas consequências numa organização social.

Ainda de acordo com Chizzotti (2006), o estudo de caso é uma pesquisa que não busca generalizações, mas um caso pode explicitar realidades universais, pois, dadas as peculiaridades, nenhum caso é um fato isolado, independente das relações sociais de onde ocorre. Isso implica em dizer que há a possibilidade de realizar suposições mais abrangentes com base nas características comuns existentes entre o caso e o todo. Por fim, é importante salientar que no decorrer deste capítulo o pesquisador procurou detalhar com precisão todos os caminhos percorridos desde o início do trabalho. Tal especificidade buscada pode tê-lo