Página:As organizações no ciberespaço.djvu/49

Wikisource, a biblioteca livre

atividades humanas, permite a inclusão de indivíduos, até então, renegados nos processos de norteamento dos futuros sociais.

As características do ciberespaço proporcionam a garantia dos direitos fundamentais imprescindíveis à sociedade civil que busca sua emancipação, por meio de associações organizadas. A sociedade civil utiliza-se dos canais de comunicação livres que emergem no ciberespaço para manifestar suas opiniões referentes às questões públicas. O conjunto de opiniões expostas e confrontadas nesse ambiente comunicativo digital deverá gerar a opinião pública que pressionará os governos em função do interesse desta sociedade.

Um ciberespaço livre, democrático e sem barreiras para a entrada de novos participantes pode ser o caminho para permitir que esta nova arquitetura não seja mais um espaço para a reprodução das desigualdades e exclusões presentes na sociedade atual, mas seja, sim, um espaço no qual a ocorrência de debates e embates coletivos possibilitem a formação de opinião pública e, por conseguinte, surgimento de uma esfera pública consistente, capaz de exercer sua influência na estrutura de poder político e refletir as aspirações da sociedade civil. Esfera esta que se apresenta de maneira universal em face de sua virtualidade, porém sem totalidade já que não poderá ser delineada, nem estar presente, ao mesmo tempo, em todos os pontos que interagem no ciberespaço, independente da cultura local, do delineamento da fronteira territorial ou das características do contrato que pactuam na sociedade atual.

Este trabalho tratará daqui em diante de realizar uma análise do ciberespaço com base na sua face de uma esfera pública voltada à sociedade civil. No capítulo seguinte serão observadas algumas formas de ação e participação, como se apresentam nesse ambiente e suas potencialidades em favor do projeto democrático. No último capítulo teórico serão consideradas as comunidades no ciberespaço, se observa as premissas e como se consolidam por meio de um pacto social, por fim se tenta estabelecer uma ligação entre o modelo