Página:As victimas algozes- quadros da escravidão- romances (Volume 1).pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
vii

justificaveis e clamores que se explicão sem dezar, o pronunciamento legal e decisivo da solução do problema da emancipação dos escravos.

Este estado de duvidas afflictivas sobre o futuro, de lemor dos detrimentos que se hão de experimentar, e que o descostume e certa desconfiança, do trabalho livre ainda mais exagerão, este mal estar dos proprietarios de escravos, vendo cheio de nuvens o dia de amanhã, póde comparar-se a situação dos espiritos timidos e das pessoas de organisação sobremaneira nervosa, quando em negro horisonte e em atmosphera abafada começão a rasgarse os fuzis, e a rugir a trovoada que avança formidavel. Esta imagem se nos afigura tanto mais acertadamente applicada, quanto é sabido que depois das grandes trovoadas vem a pureza do ar, a bonança e a claridade.

Como quer que seja, máo grado os interesses que hão de padecer, á despeito das op-posições que se fazem e se farão sentir, embalde ás faceis objecções denunciadoras de indubitaveis inconveniencias e senões em quantos pro-