Saltar para o conteúdo

Página:Aureliano José Lessa - Poesias posthumas (1873).pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
xii

franca e expansiva excluïa toda a idea de soffrimentos intimos, e aquelle seu natural desdem pela existencia não pode ser explicado senão por uma singular disposição de son organismo excepcional.

Foi em virtude dessa estranha disposição de espirito, que Aureliano nunca se esforçou em cultivar regularmente sua bella intelligencia, nem explorou convenientemente a rica lavra de seu talento poetico, e só tratou de ir desfolhando alegre e indifferentemente a flor dos annos sobre a torrente rapida dos tempos.

Nesta breve noticia não me é dado tambem fazer, como desejára, nem uma ligeira apreciação do talento poetico do meu finado amigo. Ia tanto tempo,ha quasi vinte annos!-não converso com aquella formosa e delicada musa, que me era tão familiar !... Tenho della apenas uma reminiscencia confusa, como um écho debil e saudoso, que me vem de longes margens. Suas poesias elle as ia entornando por ahi como flores perdidas, que não queria mais apanhar, e teriam de desapparecer irremissivelmente envoltas no pó do olvido, se o digno irmão do poeta, o Sr. Francisco Lessa, não se encarregasse de as ir apanhando, com grande esforço e trabalho, uma aqui, outra acolá, na poeira do caminho, por onde o autor as foi deixando, para dellas formar uma formosa grinalda, digna de lugar distincto no templo da litteratura nacional.

Essa mesma collecção não a tenho diante dos olhos,