Demais, a vida de um poeta, principalmente de um poeta como Aureliano Lessa, vida simples, descuidosa, sem ambições, sem aspiração alguma, nem mesmo a da glória, que episodios, que peripecias pôde offerecer, que interessem ao público?
Sua vida está em suas impressões intimas, nas scismas de sua alma, nos arroubos de sua imaginação, nas vibrações de sua sensibilidade.
Disso tudo, o que não se passou puramente nas vagas regiões do devaneio, o leitor ahi vai encontrar, vivo e fiel reflexo, nas animadas e formosas composições do poeta. O mais foi um continuo esbanjar das horas da vida, rindo e cantando;—um incessante e descuidoso despencar de flôres sôbre o lôbrego e vertiginoso, vórtice, que rapidamente o ia conduzindo ao tumulo.
Nasceu Aureliano José Lessa em 1828, na cidade da Diamantina, nessa região do norte de Minas, tão fecunda em pedras preciosas, como em talentos superiores. Estudou preparatorios no Seminario de Congonhas do Campo, onde, graças á lucidez e promptidão de sua intelligencia, unidas a uma memoria das mais felizes, fez rapidos progressos. Ahi, parece que se deu ao estudo com mais applicação e assiduïdade, do que nos cursos superiores, pois em materias preparatorias possuïa larga e solida instrucção.
Transportado a S. Paulo, apenas sahido da infancia,