Página:Aventuras de Hans Staden (6ª edição).pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
22
MONTEIRO LOBATO

que já combinavam o modo de os devorar a todos, numa grande festa.

O sitio ia-se prolongando e as provisões começavam a escassear. Havia mandiocais junto á estacada, mas era impossivel chegar até eles. Em vista disso o capitão de Iguarassú ordenou que os quarenta marinheiros saissem em dois barcos e fossem até á colonia de Itamaracá [1], afim de trazer mantimentos.

Os quarenta marinheiros partiram sem demora, encontrando o braço de mar atravancado de grandes arvores, derrubadas pelos indios. Com muito jeito, entretanto, conseguiram passar.

Vendo que a tranqueira tinha sido inutil para tomar-lhes o passo, os selvagens procuraram asfixiá-los com a fumaça de grandes fogueiras, erguidas nas margens, nas quais lançavam pimenta.

— E esta, vóvó! acudiu Pedrinho. Então já conheciam os indios o uso dos gases asfixiantes?

— E' para ver, meu filho, que não ha nada novo sob o sol. Mas essa fumaça de pimenta pouco adiantou: fez arder os olhos dos marinheiros mas não os impediu que, com o auxilio da maré, passassem além e alcançassem Itamaracá.

Nessa colonia encontraram as provisões requeridas : encheram os botes e regressaram.

Quando iam chegando a Iguarassú viram que os selvagens não tinham desanimado de lhes atrapalhar a expedição. Haviam lançado á agua novos troncos; além

  1. Pedra de Maracá.