Página:Aviario brasilico ou Galleria ornithologica das aves indigenas do Brasil.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
ornithologia fundamental
5

dos dois dedos pollegar, e index, ainda que confundidos entre si ( a )[1]. Compõe-se os pés do osso do femur, e de dous cruraes (hum delles sedeudo ), os quaes se vestem dos musculos communs do femur, de maneira que nós não distinguimos hum do outro, isto he, o femur da tibia, ou canella; mas antes a ambos damos o mesmo nome de femur, do mesmo modo que nomeamos nos bois, e cavallos. O tarso, ao qual a prática diaria impropriamente reconhece pelo nome de canella da perna, he comprido, delgado, e coberto de tendões. He de notar, que as Aves, bem como todos os outros animaes velocissimos, se firmão, para andarem, sómente nos dedos dos pés, como se observa nos domesticos, e montesinhos; e nào se apoião sobre o tarso, como faz o homem, e o urso, que por esta mesma rasão são mais tardios, e vagarosos. Compõe-se os pés do metatarso, e das phalanges dos dedos, que nunca excedem o numero de quatro, três anteriores, cujo medio he mais comprido; e hum posterior, todos armados de unhas pontiagudas, ou assoveladas. O uropigio, ou bispo, he hum ensartamento de ossos, muito pequenos em si, acompanhados por hum, e outro lado, de huma grande glandula, coberta de gordura, envolvido tudo em hum tegumento commum, de maneira que toda esta parte tem huma figura acoroçoada, ou de hum coração, e das sobreditas glandulas, por huma pequena fenda, que se encontra na parte posterior do uropigio, rodeada, como de hum pincel, resuda huma substancia oleosa, que, communicando-se as pennas das Aves, especialmente aquaticas, as torna impenetraveis á agua.

§. VII.


ADelineação das côres do vestido das Aves, assim como he o seu principal ornato, assim tambem deve ser o primario objecto dos Ornithologos; e, para poder-se livrar de toda a confusão a este respeito, he necessario, que comprehenda bem todas, e cada huma das partes constitutivas das Aves, e entenda perfeitamente seus nomes. Por isso passaremos a expor com miudeza, clareza, e brevidade, cada huma dellas em particular.

     Cabeça: a sua figura natural he ovada, com olhos nos lados, guarnecidos de palpebras movediças, e pestanas, e, por baxo destas, da membrana tosquenejadora. Seguem-se por detraz destes dois furos, ou buracos, em cada lado seu, que servem de ouvidos; mas carecem de orelhas (cujas vezes em algumas da familia dos Estryges supprem certas pennas mais compridas, que se vem rodear, os ouvidos). Tem na parte dianteira a boca, prolongada em bico, em cuja porção superior, ou queixo, se achão situadas as ventas, á excepção do Ramphasto Tocanho, do Buceros Corvo d’agua, e de alguns outros, que as tem antes, ou mui perto do bico.

     Casco: he aquella parte superior da cabeça que comprehende a porção situada por cima do bico, olhos, e nuca; cuja parte anterior se chama frente) a posterior toutiço, o alto coroa.

     Orbita: certo espaço ao redor dos olhos.

     Sobrancelha: huma linha distincta das outras, e situada sobre a palpebra superior.

     Fontes: o espaço, que medèa entre os olhos, e os ouvidos.

     Faces: o espaço, que decorre entre os olhos, e a garganta,

Fo
  1. (a) Ossinhos dos carpos, vulgo rasquetas; o do humerus coto.