Página:Bandeiras e Sertanistas Bahianos.pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre
82
URBINO VIANNA

decada, de 1710 a 1721, a quinhentos e trinta e dous homicidos por armas de fogo, só em Jacobina.


O São Francisco é bahiano.

Continuando a frequencia dos delictos nas margens do S. Francisco, para onde os deliquentes fugiam, acoitando-se em suas aldeias, conforme representou o Ouvidor Geral da Comarca da Bahia, Dr. Manoel da Fonseca Brandão, tornados impunes os crimes pela distancia em que estava o juiz de Jacobina da zona em apreço, determinou-se a criação dos julgados de Joazeiro, por onde passava a

    aquella quantia, e tambem, pelas cargas que lhe observarum quando se retirou, distinguindo-as das outras de mantimentos, pois sabem estes homens as traças e subtilezas das dos outros; e diziam que o dito Raposo nunca lhes confessara a quantia certa, e só dizia por diminutivos eu tenho aqui umas arorbinhas.
    Depois de se pór a caminho em retirada para o sertão, deu busca aos seus, que lhe pareceu levariam algum ouro e lhes achou variavelmente muitas libras; a uns tres e cinco, a outros, seis e nove, e então é que lhe fagiu aquelle mameluco, por ser um dos mais culpados: logo so ausentou e se não soube o rumo que tomara por se metter no matto por picada nova que abrira, mas pouco depois, por alguns indios que o toparam, e sertanejos que por esse matto encontrou se soube que, reconcentrando-se por esses sertões, ia na volta do Maranhão; e quando cheguei àquelles districtos do rio de Contas havia mais de seis mezes que ele tinha partido, e corria la noticia delle ter chegado ao Piauhy onde depois o mataram."
    (Miguel Pereira da Costa, — Do relatorio apresentado ao Vice-Rei Vasco Fernandes Cezar em 1721. — Pelo Mestre de Campo de Engenheiro).