Página:Bem cavalgar.djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Aqui se começa aprimeira parte deste liuro que trata dauoontade.
Capitullo primeiro.

que falla das razoões per que os caualleiros, e scudeiros deuem deseer boos caualgadores por o bem e honrra q̃ se de tal manha segue.


Por que todollos homeẽns naturalmente desejam sua honrra, proueito e boo prazer me parece que todolls senhores caualheiros e scudeiros esta manha deuem muyto desejar. Uisto em como della estes beẽ ueem aos quea bem pratycam Efallãdo de honrra e proueito, lõgo seria de contar quantos em as guerras dellrey meu senhor e padre, cuja alma Deus aia, e em nas outras ham parcalçado grandes famas, estados e boas gananças por serem muyto ajudados desta manha. E nõ he contram razom porque hã das principaaes cousas de q̃ se mais se ajudam os q̃ andam em ella, e som boos cauallheiros. E por tanto bẽ se pode entender a grande uantagem que teẽ os boos caualgadores nos feitos deguerra, se ouuerẽ as outras bondades razoadamente dos que som desta manha mynguados, posto que nas outras seiom jguaaes, pois he huã das melhores q̃ os guerreyros deuem aauer. E em boos feitos muy pouco perassy se aproueitam de bons cauallos aquelles queos bem nom os sabem caualgar, segundo cõpre pera aquel feito ẽ que delles se hã desseruyr. Ca som alguũs boos caualgadores de huãs sellas queo nom som doutras. Eainda taaes hy ha que seendo uystos em roupas sobre cauallos, que sollamente os corressẽ per aquelles queo bem conhecem seriã julgados que sabyam pouco de caualgar, e elles armados dejusta nom poderiam uerdadeiramente seer prasmados E assy de cada huã cousa q̃ ajom de fazer a cauallo, fazem huũsAqui se começa aprimeira parte deste liuro que trata dauoontade.

Capitulo primeiro.

que fala das razoes porque os cavaleiros e escudeiros devem ser bons cavalgadores para o bem e honra se de tal manha segue.


Porque todos os homens naturalmente desejam a sua honra,proveito e bom prazer me parece que todos senhores cavalheiros e escudeiros esta manha devem muito desejar. Visto em como dela estes bem vem aos que a bem praticam e falando de honra e proveito, longo seria de contar quantos nas guerras delrey meu senhor e padre, cuja alma Deus haja, e em outras houveram parcalçado grandes famas, estados e boas ganhanças, por serem muito ajudados desta manha. E nao encontram razao porque uma das principais coisas de que mais se ajudam os que andam nela,e sao bons cavalheiros. E portanto, bem se pode entender a grande vantagem que tem os bons cavalgadores nos feitos de guerra, se houverem as outras bondades razoavelmente dos que sao desta manha minguados,posto que nas outras sejam iguais, pois è uma das melhores que os guerreiros devem haver. E em bons feitos muito pouco por si se aproveitam de bons cavalos aqueles que bem nao os sabem cavalgarsegundo coopera aquel feito è que deles se hao desseruir. Ca estao alguns bons cavalgadores de umas selas que nao sao de outras. E ainda tais e ha que sendo vistos em roupas sobre cavalos, que somente corressem para aqueles que os bem conhecem,seriam julgados que sabiam pouco de cavalgar, e eles armados de justa, nao poderiam verdadeiramenrte serem prasmados.E assim, de cada uma coisa que hajam de fazer a cavalo, fazem uns