Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/101

Wikisource, a biblioteca livre

Perim, acompanhou seu marido em todas as campanhas, e teve parte em todas as vitórias.

O que admira, é que tendo Fílipe IV, rei de Espanha, que estendia o seu pesado cetro sobre o reino português e suas conquistas, galardoado os serviços de dom Antônio Filipe Camarão, premiando-o com a mercê de cavaleiro do hábito de Cristo, e fazendo-lhe graça do dom, se esquecesse de sua esposa, sendo que foi tão ilustre como ele, ou mais ainda, se lhe levarmos em conta a delicadeza do sexo.


✻ ✻ ✻


O amor da pátria, um dos mais nobres caracteres do coração humano, pertence a todos os países. Resplandece em todos os tempos, brilha entre todas as classes, e fulgura como partilha de todos os sexos.

Quando os holandeses devastavam as capitanias brasileiras, que demoram ao norte, o vulto heróico e saliente do grande Matias de Albuquerque, chamou a atenção dos intrépidos invasores para a nascente povoação de Vila Formosa, que se eleva sobre a margem esquerda do rio Serinhaém, e que se orgulhava com o seu outeiro, que tinha por torreada coroa um diadema religioso, a sua rústica mas bela e vistosa capelinha, que alveja destacando-se do verde do seu arvoredo e se deixa ver de grande distância.