Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/14

Wikisource, a biblioteca livre
2
BRASILEIRAS CELEBRES

cruz collossal de seu descobrimento, como os bustos marmoreos de suas celebridades, et pois não serão menos condignas de memoria as Brasileiras que se tem distinguido ou se tem tornado celebres.

«Pede a justiça, dizia assim o eximio conego Januario da Cunha Barbosa, quando me incitava a escrever estas rapidas biographias, pede a justiça que tiremos á luz acções gloriosas, que levem ao conhecimento do mundo as senhoras que as praticarão. Ellas devem occupar o mesmo distincto logar que occupavão os varões afamados por lettras, armas e virtudes.»

Ja outro incansavel escriptor brasileiro, monsenhor Pizarro, havia fallado com louvor do sexo amável e encantador que tanta honra dá ao paiz em que vira pela primeira vez o dia.

«O valor militar, escrevia assim o auctor das Memorias historicas,“não se tem coartado nas pessoas do sexo masculino mas estendido tambem ás do sexo feminino. Entre elle se descobre que se fizerão assaz recommendaveis por suas acções, sem lembrar as que se distinguirão por virtudes christás e por outras qualidades dignas de memoria.»

E insignificante por enquanto o seu numero, mas tambem poucos são os annos de nossa existencia nacional, quando as nações do velho mundo a computão por dezenas de seculos, e entre tanto quantas senhoras tão dignas de serem lembradas por tantos titulos gloriosos